Sobre – Paola Vasconcelos

Paola Vasconcelos

Doutoranda no Programa de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, onde tem abordado os papéis de gênero na dança de salão, bolsista CNPQ. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, licenciada em Dança pela mesma universidade. Seus estudos artísticos e educacionais permeiam a área da dança de salão, especialmente do tango, em constante processos de atravessamento pela dança contemporânea. Abordando principalmente temáticas feministas de pensar o corpo e suas relações nas artes da cena.

Performer criadora do projeto Malditas, em parceria com as artistas Carina Castro (MG), Débora Pazetto (SC), Kamila Hoffmann (SC) e Luiza Machado (MG). Abordando a questão da monstruosidade do feminino e o papel da mulher bissexual e lésbica na dança de salão. O projeto já se desdobrou em duas ações, a primeira foi uma performance-instalação com a proposta de ocupação de casas e a segunda uma performance virtual através da plataforma digital do zoom em dezembro de 2020.

Roteirista, diretora e artista da websérie Enlace em parceria com a artista Carol Mendes (RS), projeto iniciado no NECITRA em 2016. A série aborda o papel da mulher no tango e nas danças urbanas através da trajetória das duas artistas. A previsão de lançamento está prevista para o primeiro semestre de 2021.

Diretora e bailarina do espetáculo Corpobolados (2015), vencedor das categorias coreografia e bailarina do ano de 2015 pelo Prêmio Açorianos de Dança de Porto Alegre. O espetáculo também foi contemplado pelo Prêmio IEACEn de Dança através da Secretária da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, circulando por 5 cidades em 2018 com o projeto “Corpobolados: passagem e prosa”.

Interprete- criadora do espetáculo Drama no Salão, com direção de Karenina de Los Santos, (2016-2018). Espetáculo que aborda o papel da mulher na dança de salão.

Organizadora das batalhas de dublagem através da atuação da personagem Lolita Rouge, desde 2016, no Von Teese High-Tea Cocktail Bar em Porto Alegre.

Artista criadora da performance “Um Tango em Clave”, 2015, experimento cênico composto da relação entre corpo e objeto a partir dos princípios de criação do tango.

Orientadora cênica e produtora do espetáculo “Espaço Arcabouço” (2015), espetáculo contemplado pelo prêmio Funarte Carequinha de estímulo ao circo.

Criadora dos vídeodanças Experimentos Corpobolados (2013) e Corpobolados (2014) – trabalho exposto na Mostra Internacional de Vídeodança- no Dança em Foco RJ e na Mostra Prosa e Vídeo em SP.

Ministra oficinas de dança de salão queer e organiza os bailinhos queer desde 2015. Desde 2016, tem facilitado espaços de Dança de Salão Contemporânea no Espaço Mova no Rio de Janeiro.

Participou do grupo NECITRA – Núcleo de experimentações cênicas e transversalidades (2013-2016), atuando como artista colaboradora e produtora, principalmente nos projetos “Necitra vai ao Bar” e no “Desdobramentos”.

Vem desenvolvendo seu trabalho artístico independente, na área do tango com seu parceiro Giovanni Vergo, desde 2011.

Professora de dança de salão na escola Gafieira Club (2013-2017).

No ano de 2014 foi indicada a destaque em dança de salão do Prêmio Açorianos de Dança conjuntamente com seu parceiro de tango Giovanni Vergo. Fez parte da Equipe de Dança Fernando Campani (2006 -2012) como bailarina, coreógrafa e professora. Participando dos espetáculos “Uma Noite no Cinema” (2007), “Eternos Interiores” (2008), “Momentos” (2010), “Dança Solidária (2011) e “Bayla” (2011-2012) o qual assinou a coreografia juntamente com Rodrigo Vargas. Este espetáculo também foi indicado ao prêmio Açorianos de dança de Porto Alegre 2012, nas categorias produção e destaque dança de salão.

Como bailarina, na área de dança contemporânea, fez parte do projeto Dar Carne à Memória (2010) coordenando por Eva Schul e Mônica Dantas, e ainda do espetáculo “Argumentos para o Espaço” (2011) da Mimese Cia de dança-coisa.

Foi delegado dos grupos e companhias no Colegiado Setorial de Dança do RS (gestão 2016-2017 e 2014-2015).

 

Esse site está vinculado a pesquisa de doutorado de Paola de Vasconcelos Silveira a qual contou com o apoio financeiro do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s