Construindo Outros Caminhos na Dança de Salão

Hoje venho com grande felicidade divulgar o evento que iniciará amanhã em Belo Horizonte o Primeiro Congresso de Dança de Salão Contemporânea, Gênero e Diversidade na Dança de Salão. O evento pretende reunir diversos professorxs, artistas e ativistas que tem repensando suas práticas nessa dança, e estão em constante processo de pesquisa sobre outras abordagens para ensinar-criar-praticar dança de salão.

30713695_1829172923801454_2075059049006628864_o

Todas as prospostas, dentro de suas singularidades, estão continuamente desconstruindo os padrões heteronormativos que estão presentes na dança de salão tradicional. Tendo como foco a criação de abordagens contemporâneas que comportem uma dança mais plural e diversificada. Uma prática agregadora que não imponha hierarquias.

O evento foi idealizado por Laura James e Samuel Samways, tem apoio do CEFART. A programação prevê oficinas, palestras e apresentação de espetáculos. Além dos dois bailes de dança de salão contemporânea e o Forró Queer.

O evento ainda conta com a participação das professoras Carolina Polezi (SP), Marina Coura (MG) e Débora Pazeto (MG). Além dos grupos Casa 4 (BA), Dois Rumos (SP), e BeHoppers (MG).

Eu estarei presente ministrando uma oficina de Tango Queer no dia 27.04.18 às 15h 30min às 17h no CEFART. A proposta é trazer um vivência da prática do tango a partir de uma abordagem queer, a qual venho pesquisando desde 2015.  Contudo a temática da condução sempre foi uma questão, e sua problematização foi tema do meu trabalho de conclusão em dança em 2012. Atualmente, essa temática tem sido investigada por mim no doutorado em Artes Cênicas na UNIRIO sob orientação do Prof. Dr. Charles Feitosa. Pretendo então instaurar nesse post a minha tentativa de trazer relatos das experiências que irei vivenciar nos próximos dias, um testemunho compartilhado de carne e pensamentos.  Espero poder registrar esse momento, afinal ele é de extrema importância para a dança de salão e para mim enquanto artista/professora.

IMG_2104

Feliz com a possibilidade de estar encontrando pares para dialogar, e juntos estarmos rescrevendo outras historiografias para a dança de salão.  Na foto acima eu e a Natália Dorneles estavamos dançando na oficina que ministrei na Semana de Diversidade de Genêro da FABICO na UFRGS em Porto Alegre. O click foi da Yamini Benites. Gosto muito dessa imagem pois representa como tenho encarado o dançar a dois na minha vida, com afeto, resistência, pluralidade, reflexão e muita dança boa!

Partiu….

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s