Sobre uma noite

Sobre a noite de 15 de dezembro de 2015, ainda tentando processar tudo o que aconteceu. Desde 2012, venho acompanhando o Prêmio Açorianos de Dança e sempre de alguma forma sendo indicada em diferentes categorias pelos diversos projetos que eu estive envolvida. Em nenhuma das ocasiões os prêmios vieram e tudo bem, porque sempre acreditei em um trabalho continuado como artista, autônomo e permanente que independe do julgamento externo, por exemplo, da conquista de editais para acontecer.  Quem decide o que ganha ou não um prêmio está envolto em um emaranhado de questões e fatores durante a decisão de quem levará para casa esse pequeno troféu e que nem sempre compreenderemos ou concordaremos.

Esse ano estávamos nervosos, porque o projeto do Corpobolados sempre foi rodeado de muitas recusas (ocupações, editais, financiamentos). Todavia houve muita gana de fazer a coisa acontecer e a cada “não” recebido tínhamos mais certeza do que precisávamos fazer. Nesse sentido foi o afeto entre as pessoas que se encontraram nesse projeto que fez a ele acontecer. O próprio trabalho já diz em sua concepção que o que nos move é esse encontro e o desejo de aprender e reconhecer o outro. Sendo assim, como já mencionei diversas vezes só posso agradecer a todos que estiveram nessa equipe no início, no meio e no momento atual. Giovanni Vergo e Gabriel Martins, sim vocês acreditaram na minha ideia louca em janeiro de 2013 e se disponibilizaram a tornar real esse processo. Vocês são maravilhosos! Dois artistas que tenho a sorte de trabalhar todos os dias. Com vocês que eu entendo o que é a palavra parceria e toda a dimensão que isso abrange. Minha equipe maravilhosa Mirco Zanini, Iassanã Martins, Fernanda Bertoncello, Ana Carolina Klacewicz, Kyrie Isnardi vocês pegaram junto sem saber no que iria dar, vocês acreditaram na gente. Vocês fizeram a coisa acontecer. Um agradecimento especial ao apoio do generoso Alesandro Rivellino durante o processo de construção do espetáculo. Meus diretores de vídeo e editores favoritos Vini Fontoura e Natália Koren, vocês compraram no início essa loucura e são os padrinhos desse espetáculo. A minha mãe amiga e crítica, por todos os “mas” e a minha família linda por todo o apoio. A minha amiga maravilhosa Mônica Dantas por seu olhar incentivador que me acompanha há bastante tempo, auxiliando a pesquisar os processos artísticos que me rodeiam e mobilizam.

Pois então… sim ganhamos, Coreografia do Ano e Bailarina por esse trabalho. Quem diria equipe Corpobolados, quebramos a cabeça e improvisamos muito até chegar onde chegamos e estamos de parabéns. Quanto ao reconhecimento como bailarina o que falar sobre tal fato!? Sim haviam outras três bailarinas lindas e talentosas indicadas. Inclusive a queridona Didi Pedone, que me conheceu quando eu estava começando e influenciou bastante meu percurso. Acredito que o reconhecimento pela minha atuação nesses dois trabalhos, Corpobolados e Produção Mezcla, reflete o caminho que venho há dez anos trilhando na dança profissionalmente. A origem de meu trabalho, a dança de salão, ao lado de pessoas que me ensinaram muito e o desdobramento de meu pensar, desse corpo atravessado por todas as pessoas em minha formação na universidade, na dança contemporânea e no NECITRA. São tantos corpos que constituem esse eu-bailarina que fica difícil mensurar todos. Sou grata a todos. Nesse sentido o trabalho continua e me sinto responsável em seguir trabalhando seriamente nos processos artísticos, pesquisando meu fazer, estando atenta ao tempo em que vivo. Estando aberta a novos encontros.

Fotos da maravilhosa Joseane Bertoncello.

Grata por viver essa experiência ao lado de vocês!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s